Improbidade administrativa
Aspectos jurídicos da defesa do patrimônio público

Autor: PAZZAGLINI FILHO, Marino
Editora: Editora Atlas S.A.
Organização: FACULDADES LONDRINA
Localização: 35/P348i
Ano do Material: 1999
Tipo do Material: Livros
Exemplares disponíveis: 5
Total de Exemplares: 5
Referência Bibliográfica: PAZZAGLINI FILHO, Marino. Improbidade administrativa:Aspectos jurídicos da defesa do patrimônio público. 4 ed. São Paulo : Editora Atlas S.A., 1999. 255 p.
Assuntos: Lei federal n 8429/92...30 Sujeitos da improbidade...41 Enriquecimento ilícito...62 Atos lesivos ao erário...75 Sanções...135 Procedimento investigatório...144 Aspectos da persecução judicial...191,Administração Pública


Gestão de projetos

Autor: GIDO, Jack
Editora: Cengage Learning
Organização: FACULDADES LONDRINA
Localização: 658.012/G453g
Ano do Material: 2007
Tipo do Material: Livros
Exemplares disponíveis: 1
Total de Exemplares: 1
Referência Bibliográfica: GIDO, Jack; CLEMENTS, James P.. Gestão de projetos. São Paulo : Cengage Learning, 2007. 451 p.
Assuntos: Gestão Estratégica. Plano de Negócios,Gestão de Projetos,Conceitos de gestão de projetos... 2 Atributos de um projeto... 4 Ciclo de vida do projeto... 7 Decisão de participar/não participar da concorrência... 48 Tipos de contrato... 62 Disposições contratuais... 64 O projeto... 72 Planejando o projeto... 74 Gerenciando riscos... 76 Realizando o projeto... 80 Controlando o projeto... 81 Concluindo o projeto... 83 Planejamento e controle do projeto... 97 Definindo o planejamento de redes de atividades... 106 Planejamento para desenvolvimento de sistemas de informação... 118 Software de gestão de projetos... 124 Estimativas de duração das atividades... 140 Cálculo do cronograma... 144 Cronograma para desenvolvimento de sistemas de informação... 159 Software de gestão de projetos... 162 Software de gestão de projetos... 205 Controle de custos... 257 Software de gestão de projetos... 261 Delegação... 295 Comportamento ético... 328 Gestão do tempo... 337 Comunicação pessoal... 348 Organização funcional... 380 Organização por projetos... 383 Organização matricial... 385,Administração


Gerência de projetos
guia para o exame oficial do PMI

Autor: HELDMAN, Kim
Editora: Editora Elsevier Ltda
Organização: FACULDADES LONDRINA
Localização: 658.012/H476g
Ano do Material: 2006
Tipo do Material: Livros
Exemplares disponíveis: 1
Total de Exemplares: 1
Referência Bibliográfica: HELDMAN, Kim. Gerência de projetos:guia para o exame oficial do PMI. 3 ed. Rio De Janeiro : Editora Elsevier Ltda, 2006. 529 p.
Assuntos: Planejamento do projeto...3 Criação da EAP...4 Execução do projeto...8 Administração da alocação de recursos...8 Garantia da integridade individual...12 Promoção da interação entre os stakeholders...12,Gestão Estratégica. Plano de Negócios,Gestão de Projetos,Administração


Gestão de projetos
as melhores práticas

Autor: KERZNER, Harold
Editora: Bookman
Organização: FACULDADES LONDRINA
Localização: 658.012/K39g
Ano do Material: 2006
Tipo do Material: Livros
Exemplares disponíveis: 1
Total de Exemplares: 1
Referência Bibliográfica: KERZNER, Harold. Gestão de projetos:as melhores práticas. 2 ed. São Paulo : Bookman, 2006. 821 p.
Assuntos: Gestão Estratégica. Plano de Negócios,Gestão de Projetos,Crescimento da gestão de projetos...15 Seleção de empresas como exemplo...31 Forças motrizes da maturidade...72 Projetos estratégicos...72 Competitividade...81 Comprometimento dos gerentes executivos...84 Desenvolvimento de novos produtos...87 Eficiência e eficácia...89 Metodologia de gestão de projetos...102 Planejamento estratégico para a excelência em gestão de projetos...157 A maturidade da gestão de projetos moderna...216 Estilo de gestão...228 Habilidade do gerente de projetos...231 Gerenciamento de portfólio de projetos...244 Escritório de projetos...265 Benchmarking em gestão de projetos...303 Processos integrados...320 Gestão da mudança...343 Cultura...357 Cultura corporativa...357 Apoio gerencial...394 Treinamento e desenvolvimento...410 Gestão informal de projetos...452 Comunicação...456 Cooperação...459 Excelência comportamental...469 Efeito das fusões e aquisições na gestão de projetos...498 NOvas estrelas e os rumos do futuro...521 Estudos de caso...616,Administração


Gestão estratégica
da empresa que temos para a empresa que queremos

Autor: COSTA, Eliezer Arantes da
Editora: Saraiva S.A. - Livreiros Editores
Organização: FACULDADES LONDRINA
Localização: 658.012/C837g
Ano do Material: 2007
Tipo do Material: Livros
Exemplares disponíveis: 4
Total de Exemplares: 4
Referência Bibliográfica: COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica:da empresa que temos para a empresa que queremos. 2 ed. São Paulo : Saraiva S.A. - Livreiros Editores, 2007. 424 p.
Assuntos: Motivações para a estratégia....7 Obstáculos organizacionais....25 Comceitos de Estratégia...33 Gestão estratégica....51 Análise do ambiente externo....79 Análise da turbulência e da vulnerabilidade....95 Análise do ambiente interno....109 Representação do portfólio....127 Estratégias de balanceamento de portfólio....147 Formulação das estratégias....167 Capacitação estratégica....187 Plano estratégico....207 Metodologia de planejamento estratégico....229 Workshop de planejamento estratégico....249 Implantação da gestão estratégica....271 Formulação de estratégias via teoria dos jogos....293 Jogos de empresas para capacitação estratégica e simulação gerencial....329 Ferramentas para planejamento e para gestão estratégica....349 Empreendimento....384 Entidades do terceiro setor.....391 CLUSTERS....393,Gestão Estratégica. Plano de Negócios,Estratégias Competitivas e cooperativas com base na Teoria dos jogos,,Administração


Gestão estratégica fácil
construindo o futuro de sua empresa

Autor: COSTA, Eliezer Arantes da
Editora: Saraiva S.A. - Livreiros Editores
Organização: FACULDADES LONDRINA
Localização: 658.012/C837g
Ano do Material: 2012
Tipo do Material: Livros
Exemplares disponíveis: 11
Total de Exemplares: 12
Referência Bibliográfica: COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica fácil:construindo o futuro de sua empresa. São Paulo : Saraiva S.A. - Livreiros Editores, 2012. 227 p.
Assuntos: Motivações para a estratégia...7 Desafios para a estratégia...17 Obstáculos culturais...21 Obstáculos organizacionais...23 Obstáculos no estilo gerencial...25 Conceitos básicos de estratégia...31 O propósito da organização...33 Triângulo estratégico...37 Gestão estratégica e transformação estratégica...47 Análise do ambiente externo...67 Stakeholders...76 Análise do ambiente interno...83 Balanceamento do portfólio...99 Representação do portfólio...101 Estratégias típicas para cada quadrante...117 Rotação do portfólio...122 Formulação das estratégias...133 Estratégia competitiva...135 Estratégia de diversificação...138 Estratégia de alianças e parcerias...142 Estratégias de expansão...145 estratégias corporativas genéricas...147 Capacitação estratégica...153 Implantação: o plano estratégico...171 Metodologia de planejamento estratégico...191 Implantação da gestão estratégica...207 Implantação como um macro projeto...213 Como escolher os níveis de melhoria...215 Impacto das mudanças sobre a vida das pessoas...217 fatores chave de sucesso...221,Gestão Estratégica. Plano de Negócios,Administração


Estratégia competitiva
técnicas para análise de industrias e da concorrência

Autor: PORTER, Michael E.
Editora: Editora Elsevier Ltda
Organização: FACULDADES LONDRINA
Localização: 658.012/P847e
Ano do Material: 2004
Tipo do Material: Livros
Exemplares disponíveis: 5
Total de Exemplares: 5
Referência Bibliográfica: PORTER, Michael E.. Estratégia competitiva :técnicas para análise de industrias e da concorrência. 2 ed. Rio De Janeiro : Editora Elsevier Ltda, 2004. 409 p.
Assuntos: Estratégia. Planejamento empresarial. Administração de Empresas,Administração,A análise estrutural de indústrias... 3 Determinantes estruturais da concorrência... 5 Intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes... 18 Pressão dos produtos substituídos... 24 Poder de negociação dos compradores... 26 Poder de negociação dos fornecedores... 28 Análise estrutural e estratégia competitiva... 31 Análise estrutural e definição de indústria... 34 Estratégias competitivas genéricas... 36 Três estratégias genéricas... 36 Liderança no custo... 37 Riscos das estratégias genéricas... 46 Riscos da liderança no custo total... 46 Riscos de diferenciação... 47 Riscos de enfoque... 48 Uma metodologia para análise da concorrência... 49 Os componentes da análise da concorrência... 51 Metas futuras... 52 O passado como indicador das metas e hipóteses... 63 Experiência dos administradores e relacionamento com consultores... 64 Estratégia corrente... 66 Os quatro componentes em conjunto ? o perfil de resposta do concorrente... 70 Movimentos ofensivos... 70 Capacidade defensiva... 71 Selecionando o campo de batalha... 72 Análise da concorrência e previsões da indústria... 74 A necessidade de um sistema de inteligência sobre o concorrente... 75 Sinais de mercado... 78 Tipos de sinais de mercado... 79 Avisos prévios de movimentos... 79 Anúncios de resultados ou ações posteriores aos fatos... 83 Discussões públicas sobre a indústria pelos concorrentes... 84 Explicações e discussões dos concorrentes sobre seus próprios movimentos... 85 Táticas do concorrente relativas ao que poderiam ter feito... 85 Maneira como as mudanças estratégicas são postas em prática de início... 86 Divergências de metas anteriores... 86 Divergências dos precedentes da indústria... 87 A defesa cruzada... 87 A marca-resposta... 88 Processos antitrustes privados... 88 O uso da história na identificação de sinais... 89 Movimentos competitivos... 91 Instabilidade na indústria: a probabilidade de guerra competitiva... 92 Movimentos competitivos... 94 Movimentos cooperativos ou não ameaçadores... 95 Movimentos ameaçadores... 98 Movimentos defensivos... 102 Compromisso... 104 Comunicação do compromisso... 106 Confiança como um compromisso... 109 Uma nota sobre informação e segredo... 110 Estratégia direcionada para compradores e fornecedores... 112 Seleção de compradores... 112 Uma metodologia para a seleção de compradores e sua estratégia... 114 Necessidade de compra em relação ás capacidades de uma empresa... 115 Potencial de crescimento dos compradores... 116 Poder de negociação intrínseco dos compradores... 117 Sensibilidade dos compradores ao preço... 119 Custo do atendimento aos compradores... 123 Estratégia e seleção de compradores... 124 Estratégia de compra... 128 Análise estrutural dentro das indústrias... 132 Dimensões da estratégia competitiva... 133 Grupos estratégicos... 135 Grupos estratégicos e as barreiras de mobilidade... 138 Barreiras de mobilidade e formação de grupos... 141 Grupos estratégicos e poder de negociação... 142 Grupos estratégicos e a ameaça dos substitutos... 143 Grupos estratégicos e a rivalidade entra as empresas... 144 Grupos estratégicos e a rentabilidade de uma empresa... 148 Grupos estratégicos e a posição de custo... 153 Implicações para a formulação da estratégia... 155 O mapa dos grupos estratégicos como um instrumento analítico... 159 Evolução da indústria... 162 Ciclo de vida do produto... 163 Uma metodologia para prever a evolução... 168 Processo evolutivo... 169 Mudanças a longo prazo no crescimento... 170 Mudança no produto... 175 Mudanças nos segmentos de compradores atendidos... 175 Aprendizagem dos compradores... 176 Redução da incerteza... 177 Difusão de conhecimento patenteado... 178 Acumulo de experiência... 181 Expansão (ou retração) na escala... 181 Alterações nos custos de insumos e nas taxas de câmbio... 183 Inovação no produto... 184 Inovação no marketing... 185 Inovação no processo... 185 Mudança estrutural nas indústrias adjacentes... 187 Mudanças na política governamental... 188 Entrada e saída... 189 Relações básicas na evolução da indústria... 191 Alterações nos limites da indústria... 193 As empresas podem influenciar a estrutura da indústria... 194 Estratégia competitiva em indústrias fragmentadas... 199 Superando a fragmentação... 208 Métodos comuns para a consolidação... 209 Indústrias ?presas?... 212 Lidando com a fragmentação... 214 Armadilhas estratégias potenciais... 218 Formulando estratégias... 220 Estratégia competitiva em indústrias emergentes... 223 O meio estrutural... 224 Características estruturais comuns... 224 Barreiras de mobilidade iniciais... 228 Problemas que restringem o desenvolvimento industrial... 229 Mercados iniciais e posteriores... 234 Escolhas estratégicas... 238 Oportunidade da entrada... 241 Enfrentando a concorrência... 242 Técnicas para previsão... 242 Em quais indústrias emergentes entrar... 244 A transação para a maturidade industrial... 245 Mudança na indústria durante a transação... 246 Algumas implicações estratégicas da transição... 249 Análise de custo sofisticada... 250 Projeto e inovação no processo de fabricação... 251 Maior volume de compras... 252 Comprar ativos baratos... 252 Seleção dos compradores... 253 Curvas de custos diferentes... 253 Concorrência em âmbito internacional... 254 Armadilhas estratégicas na transição... 255 Implicações organizacionais da maturidade... 258 Transição da indústria e o gerente geral... 261 Estratégia competitiva em indústrias em declínio... 264 Determinantes estruturais da concorrência na fase de declínio... 265 Condições da demanda... 266 Barreiras de saída... 269 Instabilidade da rivalidade... 276 Alternativas estratégicas no declínio... 277 Liderança... 278 Nicho... 279 Colheita... 280 Desativação rápida... 281 Escolha de uma estratégia para o declínio... 281 Armadilhas no declínio... 284 Preparação para o declínio... 285 Concorrência em indústrias globais... 286 Fontes e obstáculos à concorrência global... 288 Fontes da vantagem competitiva global... 289 Obstáculos à concorrência global... 293 Obstáculos gerenciais... 296 Obstáculos institucionais... 297 Evolução para indústrias globais... 298 Estímulos ambientais para a globalização... 299 Inovação estratégicas que estimulam a globalização... 300 Acesso ao mercado norte-americano... 302 Concorrência em indústrias globais... 302 Alternativas estratégicas em indústrias globais... 305 Tendências que afetam a concorrência global... 306 A análise estratégica da integração vertical... 313 Benefícios e custos estratégicos da integração vertical... 313 Problemas estratégicos particulares na integração para frente... 329 Problemas estratégicos particulares na integração para trás... 332 Contratos a longo prazo e as economias da integração... 333 Integração parcial... 333 Quase-integração... 335 Ilusões em decisões de integração vertical... 336 Expansão da capacidade... 339 Elementos da decisão de expansão da capacidade... 340 Causa do excesso de capacidade... 343 Fluxos de informação... 348 Limites para a expansão da capacidade... 350 Estratégias preemptivas... 351 Entrada em novos negócios... 355 Entrada por meio de desenvolvimento interno... 356 Identificação de indústrias-alvo para entrada interna... 360 Indústrias em desequilíbrios... 361 Conceitos genéricos para a entrada... 366 Entrada por meio de aquisição... 367 O nível do preço-piso... 369 As imperfeições no mercado de companhias... 369 Habilidade única para operar o vendedor... 371 Licitantes irracionais... 372 Entrada sem seqüência... 373 Técnicas de portfólio na análise da concorrência... 375 A matriz de crescimento/parcela... 376 Limitações... 377 Uso em análise da concorrência... 378 A tela da atratividade da indústria/posição da companhia... 379 Como conduzir uma análise da indústria... 382 Estratégia para a análise da indústria... 382 Entrar de imediato no campo... 385 Superar a crise... 385 Fontes publicadas para análise da indústria e da concorrência... 286 Estudos industriais... 387 Associações comerciais... 387 Revistas especializadas... 388 Imprensa comercial... 388 Repertórios das companhias e dados estatísticos... 388 Documentos das companhias... 389 Principais fontes governamentais... 389 Coleta de dados de campo para a análise da indústria... 391 Características das fontes de campo... 391 Entrevistas de campo... 392


Manual de plano de negócios
fundamentos, processos estruturação

Autor: BERNARDI, Luiz Antonio
Editora: Editora Atlas S.A.
Organização: FACULDADES LONDRINA
Localização: 658.012/B523m
Ano do Material: 2014
Tipo do Material: Livros
Exemplares disponíveis: 21
Total de Exemplares: 22
Referência Bibliográfica: BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de plano de negócios:fundamentos, processos estruturação. 2 ed. São Paulo : Editora Atlas S.A., 2014. 213 p.
Assuntos: Plano de Negócios,Plano de negócio, empreendedorismo....9 Ambiente e desafios....21 Modelo de negócios....31 Modelos de sistema empresarial....32 Comportamento e cultura empresarial....39 Concorrência....62 Estratégias.....69 SWOT....80 Competências, valor agregado e atratividade....83 Competência mercadológica, intelectuais e intangíveis....92 Sustentabilidade e proteção....99 Competências, alavancagem e crescimento....101 Plano de negócio....121 Plano de marketing....133 Projeções econômicas....153 Projeções patrimoniais e financeiras....170 Estrutura do plano de negócios....184 Modelo de um plano de negócios...199,Administração


Manual de consultoria empresarial
conceitos, metodologia práticas

Autor: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de
Editora: Editora Atlas S.A.
Organização: FACULDADES LONDRINA
Localização: 658.012.16/O48m
Ano do Material: 2015
Tipo do Material: Livros
Exemplares disponíveis: 16
Total de Exemplares: 17
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial:conceitos, metodologia práticas. 13 ed. São Paulo : Editora Atlas S.A., 2015. 219 p.
Assuntos: Consultoria empresarial.....9 Consolidação do profissional como consultor....21 Tipos de consultoria....51 Contratação dos serviços de consultoria....75 Consultor empresarial....153,Consultoria,Administração


Criatividade e inovação nas organizações
desafios para a competitividade

Autor: BRUNO-FARIA, Maria de Fátima (Org.)
Editora: Editora Atlas S.A.
Organização: FACULDADES LONDRINA
Localização: 658.011/C928
Ano do Material: 2013
Tipo do Material: Livros
Exemplares disponíveis: 20
Total de Exemplares: 21
Referência Bibliográfica: BRUNO-FARIA, Maria de Fátima (Org.); VARGAS, Eduardo Raupp de (Org.); MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns (Org.). Criatividade e inovação nas organizações:desafios para a competitividade. São Paulo : Editora Atlas S.A., 2013. 231 p.
Assuntos: Tipos e Formas de Organizações. Organização,Gestão de organizações...00 Criatividade nas organizações....1 Inovação nas organizações....105 Pesquisa sobre inovação educativa no Brasil...194 Políticas públicas e inovação....211,Administração